domingo, 6 de janeiro de 2013

Data: 06 de Janeiro - Festa da Lapinha ou de Reis...


Festa da Lapinha ou de Reis
Data: 6 de janeiro.
Tradição de origem católica simboliza a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Em Salvador, à meia-noite do dia 5 de janeiro, os ternos, ranchos e pastores de reis percorrem as ruas do centro Histórico, com suas roupas de tecidos vistosos ornamentados com miçangas, e seguem os Reis Magos até o presépio armado pelos fiéis na Igreja da Lapinha, no largo de mesmo nome. Lá chegando, eles se apresentam em um palco durante as festividades, ao mesmo tempo em que tocam músicas nas barracas que servem comidas e bebidas típicas.
E reproduzindo a cena dos três reis magos ao presentearem o Menino Jesus com incenso, ouro e mirra.
Entidades que misturam teatro popular e preceitos religiosos, os ternos são a principais atrações da Folia de Reis em Salvador. O desfile será finalizado em frente à igreja da Lapinha, diante do presépio vivo montado pelos moradores da comunidade, para reverenciar Cristo na manjedoura.

Origem da festa
Comemoração de origem católica trazida para a
Bahia pelos colonizadores portugueses, a Folia de Reis surgiu nos salões portugueses com o nome de Baile Pastoril. Na Bahia
, ela chegou no início do século XVIII, como festa tradicional da elite imperial. A partir de 1771, quando foi construída a igreja da Lapinha, a comemoração se popularizou entre as camadas mais pobres e migrou para o largo em frente ao templo. Lá, os ternos, ranchos e pastores começaram a se apresentar no final do século XIX e tiveram sua época áurea até a década de 30 do século XX.

Depois desse período, os ternos foram perdendo espaço e muitos desapareceram. Alguns estudiosos acreditam que a decadência deles foi acentuada pela ascensão do Carnaval. Em 1949, o então governador Otávio Mangabeira convidou os ternos de reis que ainda existiam na cidade para desfilar na festa de aniversário dos 400 anos de
Salvador
, marcando a ressurreição desses grupos.

Um ano depois, o governo começou a promover concursos para eleger a melhor entidade durante as apresentações da Folia de Reis. O concurso durou até os anos 70, quando existiam em Salvador cerca de 80 ternos de reis. Além da Festa da Lapinha, eles também se exibiam durante a Lavagem do Bonfim.

Tradição mantida
Atualmente,
Salvador possui sete ternos de reis espalhados por diferentes bairros da cidade: Anunciação (Lapinha), Rosa Menina (que teve origem no bairro de Brotas e migrou para Pernambués), Estrela do Oriente (Liberdade), ternos da Terra (Cosme de Farias), dos Astros (Mussurunga), da Ciganinha (Alto de Coutos) e da Lua (Santa Rita).

Os ternos de reis também são grupos de maioria feminina. Enquanto as moças desfilam portando estandartes e vestindo fantasias de pastorinhas, ciganas e rosa menina (numa referência a Nossa Senhora), os rapazes tocam na banda e servem de apoio para a exibição delas. Antigamente, para desfilar num terno era exigido que a moça fosse virgem: para participar da louvação a Jesus, elas precisavam guardar castidade e permanecer puras de corpo e coração.

Desde a origem, a honra de desfilar num terno de reis também passa de mãe para filha e ainda hoje existem histórias de integrantes que são netas e até bisnetas de antigas pastorinhas. Enquanto as moças desfilam portando lanternas de papel colorido e flores, vão cantando canções de origem portuguesa que falam do nascimento de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, as letras foram incorporando versos das cantigas populares de roda e ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário