sábado, 25 de abril de 2015

As Quatro Estações...Gabriel de Sousa

As Quatro Estações 
Num cantinho do céu 
O Inverno, muito bem agasalhado 
Dizia para quem o quisesse ouvir: 
- Eu levo para a Terra a chuva 
Que irriga os campos 
E enche cada barragem, 
Mas também levo o frio 
A neve, as cheias e as tempestades 
Que a todos tira a coragem!

O Verão, vestido de branco 
E com ar muito limpo e bronzeado, 
Disse por sua vez: 
- Comigo, podem ir à praia 
Pois levo o sol e o calor 
Mas também as sombras para refrescar, 
Levo igualmente os fogos 
E também a insolação 
Que muitos velhos irá matar!

O Outono, 
Que se mantivera calado, 
Falou então: 
- Eu sou a transição 
Pois torno ameno o calor 
E preparo-vos para o tempo mais agreste, 
Mas deixo as árvores mais tristes 
Pois faço cair suas folhas 
Que são a única roupa que cada uma delas veste

Nesse instante 
Ouviu-se 
A voz melodiosa da Primavera: 
- Eu enxugo 
O que o Inverno alagou 
E não levo comigo calor demais.; 
Sou a única Mulher 
E porque sou faladora 
Tendes de me ouvir um pouco mais.

Sou eu quem diz «adeus» à chuva e ao frio, 
Sou anunciada por andorinhas 
E visto-me de rendas e brocados.; 
As abelhas e as borboletas 
Zumbem e esvoaçam de alegria 
Ao ver flores por todos os lados.

As paisagens 
Ficam coloridas 
E os ares perfumados, 
É época de acasalamentos 
Os dias ficam mais doces 
E os campos mais esverdeados.

(Se procurarem com atenção 
Vão encontrar: 
Orquídeas, lírios e gardénias 
Hortenses, violetas e magnólias 
Malmequeres e girassóis 
Cravos, roseiras e buganvílias 
Papoilas e giestas.

Mescla de sensações, cheiros e cores: 
O Verde da esperança e da paz 
E o Amarelo das compreensões.; 
O Vermelho da força e da alegria, 
O Branco que nos lembra a pureza 
E o Rosa do amor e das paixões.)

Com estas cores não se escreve o Mundo 
Mas com elas se poderia pintar a Primavera!

- Tens razão! 
Disseram 
Em uníssono 
As outras três vozes: 
- Nós limitamo-nos a viver,entre a juventude e a velhice 
À imagem do que acontece com os Homens 
E sem a todos contentar.; 
Tu - a todos agradas 
Porque em cada ano 
Consegues renascer para te reinventar!

Gabriel de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário