domingo, 17 de março de 2013

Semeador de Ilusões...Quim Trovador (Poeta e Sonhador)

«« Semeador de Ilusões »»
Não si onde li,
Mas ' Há um Mar aráel' ...
Foi nele que lancei minhas sementes
Infecundas : nada brotou.
Subi à Serra-Mãe , plantei rosas,
Silvestres nasceram,
Em cardos se transformaram,
E o Vento os levaram
Para escarpas inacessíveis .

Inventei Mundos,
Vieram sonhos e, neles viajei ...
Sonhei :
Paraísos, lagos tranquilos,
Aguas perfumadas,
Onde mergulhei ...
Sonhei... vivi [ menti ? ]
Virgens teceram grinaldas,
Heros e Afrodite ,
Sobre meu corpo lançaram ,
Essências Celestiais,
E as mas bela bençãos do Céu ...
Athena, ofereceu-me a pena
Da mais bela Ave do Paraíso :
Com ela escrevi baladas
Falei da Lua e de Alvoradas,
E nelas me perdi meu ciso ...

Semeei Ilusões,
Vivi tantas paixões,
Todas elas 'imortais' ...
Jurei amores eternos,
Prometi Primaveras,
E só sobraram Invernos .
De tantos amores vividos,
De todos eles perdidos ,
Na fraca memória do Tempo
Ficaram residuais,
E no meu coração jamais ,
Serão só a recordação ...
São meus companheiros,
E vivem comigo,
Em horas de solidão ...
Cada um é um Amor,
Um jasmim,
ou outra flor ...

Um Amor nunca se esquece,
Cada um com seu perfume,
Cada essência , uma raridade .
É assim que permanece .

Quando à Terra me devolverem,
Na campa rasa ,
Mesmo da terra infecunda
o corpo liberta o humus criador .
Dos amores que já perdi, sobraram algumas semetes
que à terra devolvi ...

Nascerão linda flores
Não as colham !
São meus amores,
Todos eles renascendo ...
Da carne que fenecendo,
De vermes já coberta ...
Restará o coração .
Dele brotará uma flor ;
- Amor-perfeito, talvez,
se é que alguma vez,
haverá tal perfeição ...

A Deus serei presente ,
E Ele Omnipotente,
Questionará de mim :
- Que fizeste na Vida ?

E a campa raza, florida,
Já será um jardim !
E, esta será a resposta !
- Amores, nunca se esquecem ...
Mas sempre reflorescem,
Noutros abraços e beijos,
Poque a Vida continua,
Haverá sempre uma Lua,
novo amor,
nova flor .

E no Além,
Haverá , porém ,
No regaço de Nossa Senhora,
Uma flor mais viçosa,
Florinda Rosa ,
Minha Mãe !


Quim Trovador
(Poeta e Sonhador)

Serra Mãe, dia do Juízo-final
Joaquim Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário