segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Onde Andará o meu Doutor? Tatiana Bruscky

ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?

Tatiana Bruscky
Hoje acordei sentindo uma dorzinha, aquela dor sem explicação, e uma palpitação, resolvi procurar um doutor, fui divagando pelo caminho... lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo... o Meu Doutor que curava a minha dor, não apenas a do meu corpo mas a da minha alma, que me transmitia paz e calma! 

Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta: -"Qual o seu plano?" O meu plano? Ah! O meu plano é viver mais e feliz! É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora! Mas a resposta teria que ser outra...O meu plano de saúde!

Apresentei o documento do dito cujo já meio suado, tanto quanto o meu bolso, e aguardei... Quando fui chamada corri apressada, ia ser atendida pelo Doutor, aquele que cura qualquer tipo de dor. Entrei e o olhei, me surpreendi... rosto trancado, triste e cansado... Será que ele estava adoentado? É, quem sabe, talvez gripado... não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre... Dei um sorriso meio de lado e um bom dia... Sobre a mesa, à sua frente, um computador, e no seu semblante a sua dor, o que fizeram com o Doutor?

Quando ouvi a sua voz de repente: -"O que a senhora sente?" 
Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo... parecia mais doente do que eu, a paciente... Eu? ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação e esperei a sua reação.. Vai me examinar, escutar a minha voz, auscultar o meu coração...Para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse: - "Peça autorização desses exames para conseguir a realização...". Quando li quase morri...
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e CINTILOGRAFIA!

Ai, meu Deus! que agonia! Eu só conhecia uma tal de abreugrafia... Só sabia o que era ressonar (dormir), de magnético eu conhecia um olhar... e cintilar só o das estrelas! Estaria eu à beira da morte? De ir para o céu? Iria morrer assim ao léu? Naquele instante timidamente pensei em falar: - Terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio? Que fazer com essa sensação de vazio? E observe, Doutor, o tal Pai da Medicina, o grego Hipócrates, acreditava que A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR. 

Olhe para mim... Bem verdade que o juramento dele está ultrapassado! Médico não é sacerdote...Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano... Mas, por favor, me olhe, ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute, ausculte e examine! Estou sentindo falta de dizer até aquele 33! Não me abandone assim de uma vez! Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração... Me dê, ao menos, uma explicação! O senhor não se informou se eu ando descalça... ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida. Estarei errada? Ou estarei com o verme do amarelão? Existirá umas gotinhas de solução?

Será que já existe vacina contra o tédio? Ou não terá remédio? Que falta o senhor me faz, meu antigo Doutor! Cadê o Sccot, aquele da Emulsão que tinha um gosto horrível mas me deixava forte que nem um Sansão? E o Elixir? Paregórico e categórico? E o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras? Será que pensei asneiras? Ah! meu querido e adoentado Doutor! Sinto saudades dos seus ouvidos para me escutar, das suas mãos para me examinar, do seu olhar compreensivo e amigo... do seu pensar... O seu sorriso que aliviava a minha dor... que me dava forças para lutar contra a doença... e que estimulava a minha saúde e a minha crença...Sairei daqui para um ataúde? Preciso viver e ter saúde! 
Por favor, me ajude!

Oh! meu Deus, cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim... porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador e o olhar vago e cansado do Doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos. A medicina agoniza... ouço até os seus gemidos... 
Por favor, tragam de volta o meu Doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor... E peço, para o ser humano, uma receita de calor, e para o exercício da medicina uma prescrição de amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário