segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Noite Peregrina...Quim Trovador(Poeta e Sonhador)

Noite Peregrina...

Quim Trovador
 Poeta e Sonhador

Peguei meu bordão de peregrino
 Seco de tantos estios,
Que por ele passaram,
 Inerte que esteve,
Durante tantos sóis e tantas luas ...

Nada  levo sobre a carne nua,,.
Porque nasci  !
E ninguém vem ao Mundo vestido !

Caminhei , sem Norte
Não havia Estrela Polar,
Nem Cruzeiro do Sul .
A Lua não era azul,
Mas brilhava como o Sol,

Tudo era novo ...
E,  eu ,  crescia,
E à minha mente afluia ,
Sentimentos e emoções ...

Olhei-me  e não gostei ,
E o Criador ,
De mim se compadece  :
O bordão refloresce
E da videira que foi,
Uma parra brotou
E com ela meu pudor tapei .,.
Porque o fiz ?
Não sei !

Depois,  vieram as heranças do tempo,
Do Tempo em que escrevia
E lia ...  
Talvez o  "Inferno", de Dante ,
Ou as  "Viagens do Infante",
Lembranças do Mar ferido
Pelos remos da minha jangada ...
Ou da terra ofendida,
Pela palavra errada ...

Colhi letras esparsas,
Tentei fazer um poema ...
Faltava-me o tema !

Que pode um peregrino versar,
Com semelhante luar,
Com os “ais” do Mar 
E da Terra ofendida ?
 Nem tenho percurso de vida,
 Porque mesmo agora nasci ,
E já envelheci ,
Tenho uma mão cheia de nada ...
Letras esparsas, que tento rimar,
Talvez com  o verbo amar,
E com ele fazer um verso ...
Que seria controverso, 
 Porque amar é sofrer
E se acabo de nascer
 E já envelheci ,
De tudo que conheci,
 Neste Tempo sem tempo,
Também já o esqueci ...

Finda assim a noite peregrina,
 Sem texto, sem rima  ,
Sem nada !

É isso que sou,
Ou o que de mim restou ...

Um dia, renascerei  ...
E direi tudo que sei ;
Porque me tornei peregrino .
Porque nunca fui menino ....

Serra Mãe, 8 de Maio de 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário