quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As Descobertas(Décimas)Gabriel de Sousa (poeta2811)

AS DESCOBERTAS
(décimas)
Gabriel de Sousa
(poeta2811)
Busquei em Lagos, o mar,
O meu avô marinheiro,
Do Povo que ousou cantar
Teu nome pelo mundo inteiro.
José Francisco Rodrigues

AS DESCOBERTAS
(Décimas)

1

Tanta terra a descobrir,
E tanto mundo ignorado!
Cantei meu primeiro fado
Descrevendo o meu sentir
E imaginando o porvir…
Aprendi a navegar
P’ra outros Mundos achar.
Foi Deus que deu o sinal:
- Ao descer por Portugal
Busquei em Lagos, o mar.

2

Procurei o meu destino,
Voltando costas à terra
E a tudo que ela encerra,
As ondas eram meu hino
Desde os tempos de menino.
Herdei sangue aventureiro,
Sempre quis ser o primeiro,
Só vi o céu e o mar
E dei por mim a lembrar
Do meu avô marinheiro.

3

Quantos Povos descobertos,
Quanta mistura de gentes,
Quantos costumes diferentes,
Quantos perigos encobertos,
Quantos caminhos abertos!
Quem vier há-de louvar
E de nós vai se orgulhar:
- Fama de ser Português
Valor de quem se fez
O Povo que ousou cantar.

4

Desta Lagos com História
Qu’aos mouros foi conquistada,
Uma geração dotada
Transformou cada vitória
Em pedaços de memória.
Portugal foi o roteiro
Dum Mundo aventureiro:
- Porque muito navegou,
Aos quatro cantos levou
Teu nome ao mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário