quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Noite Peregrina ...Quim Trovador(Poeta e Sonhador)


Noite Peregrina ...
Peguei meu bordão de peregrino
seco de tantos estios,
que por ele passaram,
inerte que esteve,
durante tantos sóis e tantas luas ...


Nada levo sobre a carne nua,,.
porque nasci ,
e, ninguém vem ao Mundo vestido !


Caminhei , sem Norte .
Não havia Estrela Polar,
nem Cruzeiro do Sul .
A Lua não era azul,
mas, brilhava como o Sol,


Tudo era novo ...
Eu , crescia ...
... à minha mente afluia ,
sentimentos e emoções ...


Olhei-me e não gostei !
O Criador ,
de mim se compadece :
O bordão refloresce
e, da videira que foi,
uma parra brotou .
Com ela meu pudor tapei .,.
Porque o fiz ?
Não sei !


Depois, vieram as heranças do tempo.
Do Tempo em que escrevia
e lia ...
... Talvez o "Inferno", de Dante ,
ou as "Viagens do Infante",
lembranças do Mar ferido
pelos remos da minha jangada ...
ou da terra ofendida,
pela palavra errada ...


Colhi letras esparsas,
tentei fazer um poema ...
Faltava-me o tema !


Que pode um peregrino versar,
com semelhante luar,
sentindo os “ais” do Mar
e da Terra ofendida ?
Nem tenho percurso de vida,
porque mesmo agora nasci ,
e já envelheci ...
Tenho uma mão cheia de nada :
- Letras esparsas, que tento rimar,
talvez com o verbo amar,
e com ele fazer um verso ...
que seria controverso,
porque amar é sofrer,
e, se acabo de nascer
e já envelheci ,
de tudo que conheci,
neste Tempo sem tempo,
também já o esqueci ...


Finda assim a noite peregrina,
sem texto, sem rima ,
sem nada !


É isso que sou,
ou o que de mim restou ...


Um dia, renascerei,
direi tudo que sei ;
- Porque me tornei peregrino .
- Porque nunca fui menino ....


Serra Mãe, 8 de Maio de 2006
Quim, Poeta e Sonhador

Adenda

Agora sei ao que vim,
agora ... que aqui estou,
também sei o que sou ;
- Serei o Peregino
Homem-menino ,
Leão-cordeiro,
bondoso-matreiro,
Joaquim Afonso,
Quim Trovador,
( por vezes semeador )  

Nenhum comentário:

Postar um comentário