domingo, 21 de junho de 2015

Idade & Velhice(décimas) Gabriel de Sousa

IDADE & VELHICE
(décimas)
Por ternura, por meiguice,
Por amor e por vaidade,
Sou idosa sem velhice,
Não perdi a mocidade!
Sinde Velez Mendes

IDADE & VELHICE
(décimas) 

1

O futuro é de esperança
Vendo os anos a voar
Mas sem me inquietar.
Sou assim desde criança
Olhando o Mundo a avançar.
Um pouco de brejeirice
Sem nenhuma rabugice
Assim esqueço a idade.
Vivo com intensidade,
Por ternura, por meiguice,

2

Não deixo de em ti pensar,
Sonho contigo acordado
E sinto-te aqui ao lado.
Futuro vai-se alongar
Juventude vai durar
Passado deixa saudade
Aumenta a capacidade
E desenvolve o Saber
Firmando o nosso querer.
Por amor e por vaidade,

3

Sinto orgulho como sou:
Desejo ser rijo e forte
E nunca perder o norte.
Lembrando quem me criou…
…Minha mãe sentenciou
Falando na meninice:
«- Não caias na patetice
De me chamares velhota,
Porque sigo a minha rota,
Sou idosa sem velhice,

4

Mais nova que a ‘gente nova’».
Eu segui-lhe as pisadas…
…Sou idoso, não “velhadas”,
Pronto para qualquer prova
Que hei-de cantar numa trova.
Eu lido em igualdade
Com os de menos idade,
O que me faz alegrar
Porque assim posso afirmar:
Não perdi a mocidade!



Gabriel de Sousa

NB – Menção Honrosa nos VII Jogos Florais de Avis em 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário