quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lembranças - Fátima de Souza

Lembranças
Fátima de Souza
Salvador, BA
02/11/2008 – 6hs 10m 
Hoje, dia dois de novembro
dia de domingo
límpido e lindo céu azul
o sol a pino
pensamentos contidos
lembranças afloradas
olhos arregalados
embaçados
lagrimas à despontar
lembranças a recordar
da minha infncia querida
da minha vida
da minha casa

Há sim
casa essa
de Mainha e Painho
onde a saudade bateu
e doeu
onde eu guri morava
com meus irmãos à correr
vô e vó a se meter
gatos, cachorro, a correrem
e muito mais

Aqui sim
sozinha à recordar
na  varanda da casa
de uma das minhas irmãs
lhes passo a conta
uma historia
ficou gravado
na memória 

Há!
quantas recordações
quando pequenos éramos
na fazenda dos Saldanha
como era chamada
lembranças tão vivas
passa um filme
da minha vida
na minha cabeça
onde em pensamentos
reavivando
a ouvir falas
som a ecoar
Mainha gritando
Painho chegando
agente acordando
e ela falando
vão meninos
o dia está lindo
vão brincar lá fora no quintal

E as férias
há sim, era maravilhoso
dia longo
brincadeiras e espantos
esconder, correr
jogar bola
empinar arraia
  sim
tinha uma musiquinha
onde cantávamos
pra fazer as pegadinhas
a musica era essa:
(afrouxa quem tem coragem
deixa de galinhagem)
e assim vinham
uma e outras e outras
a fazem pegadas
pra ver
quem
saia cortadas

Onde
da dor e da saudade
não dor que maltrata
donde o coração apertou
a saudade chegou
vieram as recordações
lembranças vividas
sem tristeza sem dor
sem desespero sem rancor
sem traumas sem pudor
coração em paz

Hoje, só resta a saudade
lembranças e nada mais
doem mais não corroem
porque
nunca sairá da nossa lembrança
parte da história
que hoje na memória
eu guardo
e sei de cor
agora no fim
as lágrimas rolaram
sim
mais de saudade
não de dor
da minha infncia querida
que não voltam já mais
feita em momento de saudade

Nenhum comentário:

Postar um comentário