domingo, 31 de maio de 2015

Cuba Do Alentejo(décimas)Gabriel de Sousa

Viva à Cuba
CUBA DO ALENTEJO
(décimas)
Ó Cuba Terra bendita
Terra de pão e de vinho
Muita gente te visita
P’la feira de S. Martinho

1

Antes quebrar que torcer
Alentejo da minha alma!
Tu, que mostras tanta calma,
És grande até no sofrer
Por isso hás-de vencer.
Se há coisa que me irrita
E contribui p’rá desdita
É o ver-te ignorada
E por vezes olvidada
Ó Cuba Terra bendita!

2

Celeiro de Portugal,
Tu tens sonhos infinitos
Que destruíram os mitos
Que voltam a dar sinal
De te querer fazer mal.
Do Algarve até ao Minho
Só tenho tido carinho,
Mas é em ti que revejo,
Meu doce e quente Alentejo,
Terra de pão e de vinho.

3

Teu povo é sofredor
Mas vai sempre superar,
Tristeza há-de acabar
E não haverá mais dor,
Apenas e só Amor...
Tu serás Terra bendita!
- Esquece tua desdita
E, para te ver sorrir,
Antevendo o que há-de vir,
Muita gente te visita.

4

Vejo seara doirada
Que dança ao sabor do vento
Festejando o momento
De ser em pão transformada.
Ó bela Terra encantada
Deixa-me beber teu vinho
E receber teu carinho.
Cuba: - Tu vais-me encantar
Quando eu te for visitar
P’la Feira de S. Martinho.


Gabriel de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário