domingo, 23 de fevereiro de 2014

O Fim Da Caminhada(décimas)Gabriel de Sousa

O Fim da Caminhada
(décimas)
O sol posto quando invade
A terra de solidão
Faz-me lembrar a saudade
A cantar no coração.

Jorge Marques

O FIM DA CAMINHADA
(décimas)

I

Quero viver muitos anos
Para chegar a velhote,
Mas não quero que se note
Das doenças, os seus danos
E da vida os desenganos.
Não chegar a ter saudade
E prosseguir com vontade
Caminhos por Deus traçados
E por mim modificados.
O sol posto quando invade

II

Esta terra onde vivemos
Torna-a triste e não formosa,
Quase feia e tenebrosa.
É à noite que sofremos
E os males não esquecemos:
- Os momentos sem ter pão
E instantes de opressão,
Em que quisemos a morte,
Mas encontrámos o norte:
A terra de solidão

III

Mas quando em ti eu pensava,
Via a alegria a voltar,
Entusiasmo a dobrar.
A vida já não cansava,
Nada mais me revoltava
E voltava a ter vontade,
A sentir a felicidade,
Bem ali à minha frente,
Mas se te souber ausente
Faz-me lembrar a saudade

IV

- Prometes não me deixar
Até ao final do mundo
Quando um sono mais profundo
Vier para me levar?
Eu partirei sem chorar,
Soletrando uma canção
Com amor e com paixão,
Com um sorriso nos lábios,
Alguns pensamentos sábios
A cantar no coração.

Gabriel de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário