quarta-feira, 4 de abril de 2012

Espelho...Tito Olívio

ESPELHO
Tito Olívio
Espelho, ó espelho meu,
Há poeta maior do que eu?

Nessa face de cristal
onde de manhã me miro,
mesmo fazendo careta,
Só vejo linda faceta...
e figura genial.
Superfície de cristal
onde de manhã me miro,
a imagem que retiro,
mesmo olhando-a de rompante,
é de pessoa importante...
e figura genial.

Espelho, ó espelho meu,
Há poeta melhor do que eu?

Diz o espelho enfastiado:

Estás é muito enganado.
Poetas como tu há tantos!...
Muitos mais de mil serão,
Mais de mil, nem eu sei quantos...
Serão... talvez um milhão.
Poetas que usam papel
riscos, rabiscos fazendo,
palavras, palavreado,
que riscam... nada dizendo,
Há por aí a granel.
Não fiques tão encantado
com o que vês retratado
nesta face de cristal,
que a figura é reflectida,
nada tem de genial,
nem é imagem real...
estás a vê-la invertida.
O que vês aqui estampado
É só o teu outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário