quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Os Encantos de Alcácer...Gabriel de Sousa

Ficheiro:2007.03.23.pt.AlcacerdoSal.Castelo.Pousada.jpg
Os Encantos de Alcácer
Foi uma moira encantada
Que me contou a tua história.
Viveu em época muito recuada
Mas de tudo guardou memória:

- Falou-me das muralhas e do castelo,
Do sal, do arroz, da cortiça e do pinhão...
...Aos seus olhos tudo era belo
De tudo me falava com paixão.

Referiu coisas mais recentes,
Falou de cavalos, touros e tourada,
De Alcácer e suas gentes
De quem está apaixonada.

Pedro Nunes era figura sua conhecida,
Tinha lido Bernardim Ribeiro
E ao falar em comida
Mostrou um ar prazenteiro...

- Feijão adubado e batatas de rebolão
Faziam-lhe crescer água na boca...
Pinhoadas e bolos de pinhão
«Punham qualquer moira louca»!

Perguntou-me se já vira as barragens,
As aldeias brancas e o Torrão...
...Mostrou-me várias imagens,
Nascidas da sua imaginação.

Esfumou-se aos poucos, no fim da tarde,
Mas lá longe, continuava a acenar...
...Se o que me contou é verdade
A Alcácer muitas vezes irei voltar!


Gabriel de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário