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História do Cristo Redendor |
Com os seus 38 metros de altura, pode-se dizer que, além de ser um belo e ilustre documento para os cariocas, é algo que possui uma forte energia, e quando as pessoas o visitam, não há como chorar, ou manter-se quieto diante de algo tão valioso para a humanidade quanto o Cristo.
De braços abertos, o monumento que já recebeu milhares de turistas e celebridades do mundo inteiro.
Para quem não sabe nem um pouco da trajetória do Cristo, vamos ajudar, bem, ele foi um monumento construído no ano de 1931 no topo do morro do Corcovado.
Como foi construído o Cristo Redentor?
por Por Cíntia Cristina
A estátua
de 38 metros de altura e mais de mil toneladas levou cinco anos para
ser construída. Pode-se dizer que ela foi criada a seis mãos. O
engenheiro Heitor da Silva Costa fez o primeiro projeto, o artista
plástico Carlos Oswald se encarregou do desenho final e o escultor
francês Paul Landowski modelou as peças que compõem a estátua. Sua construção
começou a ser planejada em 1921, quando religiosos e autoridades do
governo se reuniram em uma associação chamada Círculo Católico, no Rio
de Janeiro, para discutir a idéia. Dois anos depois, foi realizado um
concurso de projetos, vencido por Heitor da Silva Costa, e uma campanha
nacional arrecadou fundos para a obra. Além do Corcovado, o Pão de
Açúcar e o Morro de Santo Antônio também foram lembrados como possíveis
pontos para o monumento.
A vontade
de integrar a obra à natureza, porém, favoreceu a primeira montanha,
cercada por uma bela porção de Mata Atlântica. Segundo o projeto
original, o Cristo deveria segurar o globo terrestre em uma mão e uma
cruz na outra. Mas a idéia de fazê-lo com os braços abertos caiu no
gosto da população carioca e acabou prevalecendo. A construção de fato só teve início em 1926. A cerimônia de inauguração da estátua,
em dia 12 de outubro de 1931, foi, obviamente, cheia de pompa, contando
com a presença do então presidente Getúlio Vargas. Havia ainda um plano
para que o ilustre cientista italiano Guglielmo Marconi - inventor do
telégrafo sem fio e nome fundamental no desenvolvimento do rádio -
acionasse, diretamente da Itália, as luzes que iluminariam o Cristo.
A idéia mirabolante partiu do jornalista Assis Chateaubriand, que
combinou com Marconi que ele, a partir de um iate na baía de Nápoles,
emitiria um sinal elétrico que seria captado por uma estação na
Inglaterra e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, de onde as
luzes seriam acesas. Mas o mau tempo não permitiu que esse artifício tão
engenhoso fosse colocado em prática - um contratempo curioso, mas
insignificante para a história do monumento que se tornaria símbolo do
Rio de Janeiro e do Brasil em todo o planeta.
Obra de mestre
Estátua demorou cinco anos para ser montada peça a peça
1. A estátua
foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski - pois
acreditava-se, na época, que profissionais brasileiros não teriam
experiência para executar a obra. Antes de a obra ser trabalhada em seu
tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso - como a que
aparece na foto acima. À direita, a poetisa Margarida Lopes de Almeida,
cujas mãos serviram de modelo para as do Cristo
2. A estátua
veio da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça era composta por
50 peças e cada uma das mãos media 3,2 metros de comprimento. Para levar
esses objetos gigantes ao alto
do Corcovado, foi usado o trem que ligava o morro à parte baixa do Rio
de Janeiro, ferrovia existente desde o final do século XIX.
3. Gigantescos andaimes de madeira e ferro permitiam aos operários o acesso
aos pontos mais altos da obra, enquanto as peças eram erguidas por um
sistema de cabos e roldanas. As várias partes do Cristo eram ocas e
foram encaixadas aos poucos na estrutura metálica montada para sustentar
o peso da estátua.
4. A primeira parte a ficar pronta foi a cabeça. O Cristo foi surgindo,
portanto, de cima para baixo. Todas as peças da parte externa foram
revestidas com pastilhas de pedra-sabão, material que, apesar de ser
facilmente riscado, resiste bem ao tempo e às variações de temperatura.
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