domingo, 31 de julho de 2011

Fuseta(Trovas com glosa)Gabriel de Sousa (poeta2811)

FUSETA
(Trovas com glosa)
Gabriel de Sousa
(poeta2811)
A minha terra natal,
Parece um hino de amor
Tem o seu historial
Nas lides do pescador!
Maria José Fraqueza

FUSETA
(Trovas com glosa)

O céu pintado de azul,
Um clima sem igual,
Bem virada para Sul
A minha terra natal

Fuseta fica bem perto,
De lá me chega o calor,
Seu coração bem aberto
Parece um hino de amor

Algarve tem muita fama,
É cantinho ideal,
Como tudo que se ama
Tem o seu historial

Já antes de ter turismo
Tinha muito esplendor:
- Via-se seu dinamismo
Nas lides do pescador!

Arte da Fauzinha!!!

sábado, 30 de julho de 2011

[Rosa Mística] PERDÃO MÃEZINHA!‏

Receita da Dona Cacilda

Dona Cacilda é uma senhora de 92 nos, miúda, e tão elegante, que todo o dia, às 8 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão. E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, eu dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas de tecido florido que enfeitavam a janela. Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma a garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.

"Ah, eu adoro essas cortinas."
"Dona Cacilda, a senhora ainda não viu seu quarto, espera mais um pouco."

"Isso não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada. Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem."

"Simples assim?"

"Nem tanto; isso é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos."

Calmamente ela continuou:
"Cada dia é um presente; e, enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua 'Conta de Lembranças'. E aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica."

Depois me pediu para anotar:

1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe seu médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.

2. Freqüente, de preferência, seus amigos alegres. Os "baixo-astrais" puxam você para baixo.

3. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.

4. Curta coisa simples.

5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego; ria para você mesma no espelho, ao acordar e que o sorriso seja sua última 'atitude' antes de dormir.

6. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo. Esteja vivo enquanto você viver e seja uma boa companhia para si mesmo.

7. Esteja sempre rodeado daquilo de que você gosta: pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio, sua mente seu paraíso.

8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a da maneira mais simples: caminhe, sorria, beba água, ore, veja comédias, leia piadas ou histórias de aventuras, romances e comédias.

9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, pega carona numa cauda de cometa, imagine os mais diversos objetos formados pelas nuvens no céu, mas evite as viagens ao passado, pois você pode ficar retido na estação errada. Escolha as lembranças que quer ter; não se deixe dominar por elas ou perderá o direito à escolha.

10. Diga a quem você ama que você realmente o ama, e diga isso em todas as oportunidades, através do olhar, do toque, das palavras, das ações diárias e do carinho. Seja feliz com seu próprio sentimento e não exija retribuição; você terá, de graça, o que o outro sentir; nada mais, nada menos.

Livro   : Códigos da Vida
Autor  : Legrand
Editora: Soler Editora 

SAUDADE ....dos hábitos.‏


Vamos recordar?
É só voltar ao passado,
voce vai ver o porque da saudade!

SAUDADE ....dos hábitos.Era isso mesmo!
Hoje dá muito trabalho receber em casa... Nem é pelo cansaço físico. A  faxina emocional que precederia o prazer de receber os parentes e amigos em nossa própria casa esgotaría-nos, a tal ponto, que é melhor deixar pro Buteco o tal encontro. Enriquecemo-nos de tecnologia e empobrecemo-nos de espontaneidade...É a modernidade!
Abraço!


Uma  saudade !
José Antônio Oliveira de Resende
Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João del-Rei.  Minas Gerais 
Sou do tempo em que ainda se faziam visitas...

Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.

Ninguém avisava nada, o costume era chegar de pára-quedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos,
os moradores iam se apresentando, um por um.
- Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre.
 E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
- Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!

A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando- nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.
    
Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha - geralmente uma das filhas - e dizia:

- Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
    
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte: pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... tudo sobre a mesa.

Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também. Pra que televisão? Pra que rua? Pra que droga? A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam.... era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade...
    
Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida.

Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa.. A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos.... até que sumissem no horizonte da noite.
    
O tempo passou e me formei em solidão.

Tive bons professores: televisão, vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa:
- Vamos marcar uma saída!... - ninguém quer entrar mais.
    
Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
    
Casas trancadas. Pra que abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos do leite...
    
Que saudade do compadre e da comadre!

Vinde Espírito Criador


Hino “Veni Creator”

Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos;
enchei de graça celestial
os corações que criastes!

Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.

Com os Vossos sete dons:
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai
Inspirando nossas  palavras.

Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.

Afastai para longe o inimigo;
Trazei-nos prontamente a paz
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.

Por Vós explicar-se-á o Pai
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.

Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos. Amém

V/  Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado 
 R/ E renovareis a face da terra

Oração
Ó Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, procurar o que é reto, e nos alegrarmos sempre com a sua consolação.  Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Hipocrisia...Maria Kátia Saldanha

HOPOCRISIA...
Maria Kátia Saldanha
Para quê tanta hipocrisia
Nesse mundo desigual
Não vivo em fantasia
Vivo em mundo real

Quando digo que amo
Falo com o coração
Se antes perdi meu rumo
Hoje encontro razão

De sentir uma alegria
Sem temer tristeza ou traição
Sendo meu mundo sem ilusão
Vivo sem mágoa ou ambição

O tempo é uma incógnita
O amanhã não sei dizer
Sei que há hipocrisia
Quanto a isso só a posso combater

Reconheço um sorriso ambíguo
Isso me causa imenso desprazer
Hoje se é amigo(a) irmão(ã)
Amanhã um simples conhecido(a)

Mas, sei reconhecer
Meus verdadeiros
irmãos(ãs) amigos(as)
Estes me erguem a mão
Em momentos de aflição

Vos digo sem medo de errar
Pior que traição amorosa
É a hiprocrisia em uma casa
Ou num lar .

Alma Portuguesa(soneto) Gabriel de Sousa (poeta2811)

[!cid_00f701c8a66e$a29ef940$a633fea9@joaquimz1ugewh.jpg]
ALMA PORTUGUESA
( soneto )
Gabriel de Sousa
(poeta2811)
Não podíamos dizer Liberdade.
Não éramos donos das nossas vidas.
Defendíamos só causas perdidas,
arrastando os corpos pela Cidade.

Com tanta felicidade perdida
e tanto homem que não foi criança,
quanta gente sem qualquer esperança
e quanta miséria escondida !

Mas chegada a data gloriosa
o cravo tornou-se a flor mais formosa
acabando com a nossa tristeza.

O Povo foi à rua e gritou !
O poeta renasceu e cantou
o orgulho da alma portuguesa !

Oração do Dia!

Santo do Dia
30 de Julho
São Pedro Crisólogo
ORAÇÃO À SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ó Deus, que fizestes do bispo São Pedro Crisólogo egrégio pregador do vosso Verbo encarnado, concedei-nos por suas preces meditar sempre os mistérios da salvação e anunciá-los em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém!!

Arte da Fauzinha!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Que Raiva!! Outra Vez Natal...Quim Trovador(Poeta e Sonhador)

Que raiva !
Outra vez Natal...
Quim Trovador
(Poeta e Sonhador)
Que raiva ! Outra vez Natal ..
Gente falando do Bem.
e praticando o Mal

Perdão Jesus, Maria ,
perdoa a ignomia,
do Caim que matou Abel,
não os da Bíblia , de outrora,
mas os de agora...
que invocam Jesus ,
e pregam outros na cruz !

Que raiva ! Neste Natal ...
ver minha  irmã ultrajada,
por língua envenenada,
peçonhenta ,
que pensa que a água-benta ,
com que se persigna,
a limpa da palavra  indigna.

Que raiva !  Neste Natal!

Perdoa -me Jesus !
Mas, desce da cruz
e vergasta  ,
cala, essa língua nefasta!

Quim Trovador,
numa noite em queria adormecer,
minha irmã , embalando-lhe sono.

Oração do Dia!

Santo do Dia
29 de Julho
Santa Marta
Orção a Santa Marta
Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Em prova do meu afeto e devoção, ofereço-vos esta luz (acende-se uma vela), a acenderei todas as terças-feiras desta novena.
Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida.
Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso (pedido).
Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma sinceridade e fortaleza que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes em vossos pés.
Amém, Jesus.

Arte da Fauzinha!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O LIVRO PROIBIDO !!!‏ Ninguém Merece...

O LIVRO PROIBIDO !!!‏



O grande defeito de um país de ignorantes, é a imensa teimosia em proteger os seus bandidos.
Vale a pena clicar no link, e conheçer um pouco mais do homem que governa o teu destino, e as atitudes inescrupulosas e criminosas dele.
O LIVRO PROIBIDO...
 
O LIVRO PROIBIDO...
O jornalista Ivo Patarra levou 'O Chefe' a duas editoras, que recusaram a publicação do livro.
O livro sobre as falcatruas do Lula, que foi proibido, está disponível para leitura na Internet.
DIVULGUEM ESTE LIVRO SEM RESTRIÇÃO PARA A LISTA DE E-MAILS... O livro que compila todos os escândalos do desastroso governo Lula, não conseguiu ser publicado!!! Todos se negaram a publicá-lo.
Assim sendo, seu autor resolveu colocá-lo na Internet à nossa disposição, para ler online ou baixar.
Acesse o site:

 
 Não deixe mesmo de ver esse site, nem que seja só para confirmar que ele existe.
 Divulguem!
TRATA-SE SE UM DOCUMENTO HISTÓRICO.
  

SITE ESPETACULAR‏...

SITE ESPETACULAR‏
Qualquer endereço.
Deu para ver a frente da minha casa.
Foto panorâmica perfeita.
Digitei, o nome da rua, número, Cidade, Brasil.
 
Maravilhoso. Funciona em quase qualquer lugar.
 
 
 
é mesmo incrivel e vale conferir.

Nas Nossas Mãos...Gabriel de Sousa (poeta2811)

NAS NOSSAS MÃOS...
Gabriel de Sousa
(poeta2811)

Entre o nascer e o morrer
tudo pode acontecer...
Nascemos igualmente nus,
de roupas e de preconceitos,
mas tudo poderemos mudar
e tudo poderemos (re)construir,
tudo poderemos transformar,
se soubermos usar os nossos direitos
e cumprir os nossos deveres.

Poderemos contribuir para melhorar a vida,
colaborando com todos os outros
e nunca esperando que alguém
transforme o mundo por nós.
Devemos ser como pequenas formigas
que juntas podem remover montanhas.

Cantemos um hino ao futuro
pois ele pode ser bem melhor:
a fome pode acabar,
o ambiente pode melhorar
e a paz pode enfim voltar,
se soubermos ser cidadãos honestos,
íntegros, exigentes e cumpridores,
nos nossos lares e nas nossas cidades,
nos nossos Países e no Mundo.

Entre o nascer e o morrer,
cada um de nós pode transformar-se
no Homem Novo, homem necessário
para tornar o nosso planeta mais azul.

Pensamento ou Frases do dia...

"Se à noite choras pelo Sol, não verás as estrelas.”

 Tagore

Arte da Fauzinha!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Oração do Dia!

O SANTO DO DIA 26 DE JULHO
São Joaquim
e Santa Ana,
Pais da Santissíma Virgem 
Oração pelos avós e idosos
Ó beatíssimos pais da Mãe de Deus, S. Joaquim e Sant´ana, eu vos saúdo e bendigo com devoção e amor. Alegro-me de todo o coração pela vossa glória e por aquela sublime prerrogativa pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Rogai por mim a Jesus e a Maria para que eu os agrade em tudo. Tende piedade de mim como os pais têm de seus filhos. Sede meus consoladores na vida e na morte. Assisti-me na minha última agonia, para que dignamente receba os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possa chegar ao céu.
Amém!!

Arte da Fauzinha!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Harmonia(quadras) Gabriel de Sousa (poeta2811)

HARMONIA
( quadras )
Gabriel de Sousa
(poeta2811)  

Poder transformar em pão
Os versos da poesia
E fazer nascer do chão
As flores da Harmonia

Acabar com fome e guerra
Num toque de alquimia
Fazer com que toda a Terra
Possa sentir Harmonia

Tanta pobreza na Terra
Tanta e tanta burguesia
Tanta fome e tanta guerra
Tanta falta de Harmonia

Pensamento do Dia!

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos
marcam para sempre."

Cecília Meireles

Oração do Dia!

Santo do dia - 25 de julho
São Cristóvão
Oração a São Cristóvão
Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal.
São Cristovão, rogai por nós.
Amém!!

Arte da Fauzinha!!!

domingo, 24 de julho de 2011

Paz (quadras) Gabriel de Sousa (poeta2811)

PAZ
(quadras)
Gabriel de Sousa 
(poeta2811)

Enquanto houver uma guerra
A vida não satisfaz
Gostava que cada terra
Fosse um oásis de Paz

Transformar armas em pão
Fazer Amor e não Guerra
A Paz não é ilusão
É exigência da Terra

Pomba branca que esvoaças
Não pares no teu voar
Em cada terra que passas
Deixa a Paz a germinar

Pensamento do Dia!

"Todos os seres humanos estão presos numa teia inescapável de mutualidade; entrelaçados num único tecido do destino. O que quer que afete a um diretamente, afeta a todos indiretamente. Não posso nunca ser o que deveria ser até que você seja o que deveria ser e você não pode nunca ser o que deveria ser até que eu seja o que devo ser"
Martin Luther King

Oração do Dia!

24/07 - Oração para
São Charbel Maklouf
Oração diária em honra a São Charbel:
Ó Deus bom, misericordioso e amoroso, prostro-me diante de Vós e, do fundo do meu coração, Vos elevo uma oração de agradecimento por tudo que me concedestes, pela intercessão de São Charbel. Agradeço-vos, ó admirável São Charbel. Não encontro palavras para expressar minha gratidão pelos benefícios recebidos. Ajudai-me sempre, a fim de que seja sempre digno de receber as graças de Deus e de merecer a vossa proteção.
Amém!! 
Pai Nosso,
Ave-Maria
e Glória 

Arte da Fauzinha!!!

sábado, 23 de julho de 2011

É Preciso Acreditar (quadras) Gabriel de Sousa (poeta2811)

[ATgAAAAJXqOQWfhAVmsuHqoYY6CptCnyXmnIJqjOoGUNYSqTKuREpmypGDNgzwa_hV0U1Pazys9bAeLOmmyBhLQVkZNCAJtU9VBJ7Tn9XaZkXWzPRAFHmhxkcVLVRA.jpg]
“É PRECISO ACREDITAR”
(quadras)
Gabriel de Sousa
(poeta2811)
Quero crer que a juventude
fará o Mundo feliz,
tendo decerto a virtude
de fazer o que eu não fiz! 
(a)

II

Tive um sonho grandioso:
não vi um pobre na Terra!
Que futuro harmonioso:
só flores em vez de Guerra!

III

É preciso acreditar
em tudo que está p’ra vir…
…Temos todos de lutar
p’ro futuro nos sorrir!